Sou Brasileiro

As cidades que fazem parte da Rede OSB em 12 estados brasileiros já estão recebendo e divulgando materiais sobre o movimento em escolas, clubes de serviço, entidades e empresas.
Por Onservatório
17/05/2021 03:17hs

Difundido pela Rede Observatório Social do Brasil (OSB) como uma ação de educação para a cidadania – um dos programas de atuação dos observatórios sociais – está sendo lançado oficialmente no mês de dezembro, em todo o território nacional, o Movimento Área Livre de Corrupção.

Clique aqui e confira as peças publicitárias do movimento.

Apresentado no 2º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais de 2012, realizado no mês de Setembro, em Curitiba, o movimento Área Livre de Corrupção – que tem apoio do Movimento Acorda Cidadão, de politização – visa despertar nas pessoas o espírito de patriotismo e a consciência cidadã, resgatando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania para construção de um Brasil mais justo.

O objetivo é sensibilizar, por meio de diversas atividades e peças publicitárias, cada cidadão para refletir sobre a influência do seu comportamento na vida da sociedade e perceber que, a partir de pequenas atitudes, forma-se o conceito coletivo de boas práticas de conduta, contribuindo para que as relações pessoais, comerciais e de governo sejam construídas sobre as bases da honestidade e da integridade.

O Movimento Área Livre de Corrupção propõe que cada cidadão assuma um papel de protagonista das mudanças que todos querem ver no Brasil, praticando e motivando outras pessoas, posicionando-se como exemplo na família, na escola, na empresa, no serviço público, nos eventos sociais.

Ney da Nóbrega Ribas, Vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social do OSB, foi o articulador do movimento e fala sobre a motivação que levou ao lançamento da proposta. “A maioria da sociedade é composta por pessoas de bem. Precisamos reconhecer isso e não apenas focar no combate aos elementos corruptos e corruptores, que são minoria. Tudo o que combatemos acabamos fortalecendo, então o movimento vai gerar reflexão e valorizar as pessoas que respeitam o próximo, que pagam seus impostos honestamente, que respeitam a sinalização e pautam suas vidas em atitudes éticas”, esclarece Ribas.

Dia Internacional Contra a Corrupção

O dia 09 de dezembro é marcado como o Dia Internacional Contra a Corrupção, conforme estabelece a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil algumas cidades já contam com uma Semana de Combate à Corrupção. Ponta Grossa, no Paraná, é uma delas. Integrantes de pelo menos 380 entidades, associações, clubes de serviço e sindicatos estão sendo mobilizados para estimular o debate a respeito de temas como corrupção, ética e cidadania, fazendo com que a sociedade reflita a respeito destas questões. O presidente da OAB Ponta Grossa, Luiz Alberto Kubaski, ressalta que é importante que a população participe da Semana. “As organizações não-corruptas se desenvolvem melhor e geram frutos. Na política não é diferente. O exemplo deve vir de cima, para que deixemos de ver corrupção em pequenos atos do cotidiano como uma prática comum”, manifesta.

Concomitante a essa semana estão sendo veiculados os materiais sobre o Movimento Área Livre de Corrupção. Além de Ponta Grossa, as cidades que fazem parte da Rede OSB em 12 do Sistema OSB em 16 estados brasileiros também estão recebendo materiais sobre o Movimento Área Livre de Corrupção. “Com esse material pretendemos ir a escolas, clubes de serviço, entidades, empresas que pagam e recolhem impostos em dia, que estão pautadas nos princípios do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, para que sejam reconhecidas como uma ‘Área Livre de Corrupção’ e possam propagar suas boas práticas”, reforça Ney.

A Rede O Sistema de Observatórios Sociais do Brasil convida todo e qualquer cidadão, empresário, profissional, professor, estudante, servidor público, político que valorize os princípios da cidadania e sonhe com um Brasil melhor para todos, para somar-se ao movimento e ser exemplo. Ser uma “Área Livre de Corrupção”.

Para saber mais sobre o Movimento Área Livre de Corrupção e ter acesso às peças publicitárias e materiais de divulgação acesse o site www.osbrasil.org.br ou entre em contato pelo e-mail osb@osbrasil.org.br

O menino e a bola

Como trabalham juízes, políticos e funcionários públicos na Suécia

Campanha contra pequenas corrupções faz sucesso na internet

Bom Dia Brasil 19/02/14