Projeto REEcicle

O Observatório Social apoia e está engajado na Campanha “REEcicle”.
Por Observatório
24/05/2021 01:24hs

Projeto REEcicle

O Instituto Caturama de Sustentabilidade lançou o Projeto REEcicle, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA, com o objetivo de destinar de forma adequada os resíduos eletroeletrônicos e contribuir com o processo socioeducativo na comunidade barreirense.

O Projeto Reecicle funciona a partir do agendamento da coleta seletiva, a equipe responsável vai até a casa ou empresa do interessado em fazer o descarte, também podem ser entregues nos pontos de coletas. Em seguida o material é enviado ao depósito temporário, onde também é feita uma triagem.

“A parceria com o IFBA é muito importante! Nossa ideia é coletar todo tipo de material eletroeletrônico e após a triagem os equipamentos que podem ser recuperados são levados para o IFBA, pois lá existe um projeto onde será feito o conserto dos equipamentos em aulas ou até mesmo em atividades extra classe”, explicou o presidente do Instituto Caturama de Sustentabilidade, Mestre em Ciências do Ambiente e Doutor em Ecologia, Franco Porto.

 De acordo com Porto, após o reparo os eletroeletrônicos que estiverem prontos para o uso, serão doados para os alunos carentes do IFBA e também para projetos de inclusão digital da cidade. “O Instituto construiu uma sala de informática no bairro Santa Luzia e a depender do andamento do REEcicle, nossa ideia é projetar salas de inclusão digital em outros bairros”, pontuou.

As  peças e metais que não tiverem mais serventia serão encaminhadas à indústria de reciclagem para que tenham a destinação correta, sendo incluídas no novo ciclo produtivo e assim, proporcionar economia de eficiência energética e redução de retirada de matérias primas do meio ambiente.

Entre os eletroeletrônicos que podem ser coletados/entregues ao REEcicle estão: ar condicionado, televisar, computador, celular, notebook, ventilador, aparelho de CD/DVD, estabilizador, aparelho de fax, impressoras e demais eletrônicos.

Os doadores podem agendar a coleta no contato (77) 9.8814- 8273 e também entregar no IFBA ou na sede do Instituto Caturama na Rua Landulfo Alves, nº 90, bairro Jardim Ouro Bancro. Instagram: @institutocaturama.

*De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, no Brasil são considerados equipamentos eletroeletrônicos os computadores, notebooks, televisores, tablets, telefones, impressoras, aparelhos de som, celulares, entre outros.

*Os equipamentos têm uma composição química com substâncias altamente tóxicas ao meio ambiente e sua decomposição pode trazer muitos prejuízos à saúde humana.

*Somos o quinto país que mais produz esse tipo de lixo, em 2019 foram 2,1 milhões de toneladas, 10,2 kg por habitante, segundo o relatório “Global E-Waste Monitor 2020”, da Aliança Mundial para o Controle Estatístico dos Resíduos Eletrônicos.

Fonte: https://jornalgazetadooeste.com.br/noticias/instituto-caturama-lanca-o-projeto-reecicle/