DESPESAS DO MUNICÍPIO SERÃO ACOMPANHADAS POR CIDADÃOS

No período de 30 de junho a 10 de julho do corrente ano, o Vice-presidente do Observatório Social do Brasil – Barreiras/Ba, Cornélio Filho, esteve reunido de forma individual com os vereadores(as) Rider Castro, Carmélia da Mata, João Felipe, Hipólito dos Passos, Rodrigo Vieira, Ivete Maria, Valdimiro José, Silma Rocha, Francisco Bezerra e com o presidente da Câmara Municipal Alcione Rodrigues. Também houve um encontro com Gildaci Pereira Oliveira, Inspetora da 27ª Regional de Controle Externo de Barreiras do TCM que contou com a presença do Sr. André Vielmo, presidente do Observatório.
Por OSB-Barreiras/BA
14/07/2023 15:07hs

No período de 30 de junho a 10 de julho do ano corrente, o vice-presidente do Observatório Social do Brasil – Barreiras/Ba, Cornélio Filho, esteve reunido de forma individual com os vereadores(as) Rider Castro, Carmélia da Mata, João Felipe, Hipólito dos Passos, Rodrigo Vieira, Ivete Maria, Valdimiro José, Silma Rocha, Francisco Bezerra e com o presidente da Câmara Municipal Alcione Rodrigues. Também houve um encontro com Gildaci Pereira Oliveira, Inspetora da 27ª Regional de Controle Externo de Barreiras do TCM que contou com a presença do Sr. André Vielmo, presidente do Observatório.

Nesta primeira fase, foi apresentado e discutido o Projeto do Demonstrativo Contábil do Cidadão - DCC, ferramenta importante de acompanhamento e monitoramento das despesas realizadas pelo Executivo e Legislativo, que constará no Portal de Transparência da Prefeitura e da Câmara.

A principal novidade consiste em tornar mais simples o acesso e a visualização das contas e valores constantes no Demonstrativo da Despesa Orçamentária, que mensalmente são gerados e repassados ​​ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.

“A transparência é a principal via para que os cidadãos possam acompanhar o destino do dinheiro público e certificar-se de que estejam sendo gravados aplicados, de modo a serem identificados, evitados e controlados desvios negativos”, esta frase tem sido reiteradamente repetida nos encontros , quando apresentado o DCC, conclui Cornélio Filho.

A segunda fase a se iniciar a partir do dia 24 do mês corrente, consistirá na continuidade de apresentação junto à Controladoria do Município, secretarias do governo municipal e demais órgãos de controle.