Histórico do Observatório Social de Barreiras

O Observatório Social de Barreiras começou por uma iniciativa dos barreirenses, Cornélio Nascimento Araújo Filho, contador, aposentado do Banco do Brasil S.A, José Luiz Ribeiro Bonfim, comerciante e Rider Mendonça e Castro, advogado e empresário local, que acompanhavam as ações do OS Brasil.

Em 04/02/2014 foram mantidos os primeiros entendimentos com Letícia Cardoso, secretária executiva do OSB, visando a criação na cidade Barreiras (BA).

Em 2015, Cornélio Filho e Rider Castro, participaram do 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, realizado no período de 26 a 28 de março, em Brasília (DF), com o fito de conhecer as boas práticas dos OS, a qualificação da metodologia de trabalho, as estratégias do controle social e da educação para a cidadania em toda a rede OS.

Depois desse encontro, a CDL sob a presidência do Sr. Rider Castro, realizou uma palestra no dia 13 de maio de 2015, que contou com a presença da vice-presidente do OS do Brasil, Iara Dórea Vaz, que falou sobre a importância, finalidade e o que é necessário para a implantação do órgão na cidade.

Na ocasião estavam presentes representantes da Polícia Militar, União dos Estudantes do Brasil – EUB, Sebrae, Conselho Municipal de Segurança Pública, Sindisemb, Prefeitura Municipal de Barreiras, empresários, estudantes e membros da Comissão Organizadora (CDL, OAB, Rotary Club, CRC e Comissão da Paz).

A segunda reunião de formação do OSBarreiras aconteceu na sede da OAB – Subseção Barreiras. Onde foram definidas as frentes de trabalhos, compostas pelas comissões de organização legal, operacional e institucional. Também se formulou uma agenda de visitas para apresentação do OSBarreiras nas entidades de representatividade local.

Aos treze dias do mês de agosto do ano de 2015, formou-se a primeira chapa para concorrer a eleição do Conselho Diretivo do OSBarreiras.

Formada por Contadores, administradores, advogados, engenheiros e representantes de diversas categorias de profissionais sendo eleita por aclamação, em audiência Pública realizada aos 19 dias do mês de agosto de 2015, ao Biênio de 2016/2017.

A rede Observatório Social do Brasil está presente em 104 cidades do país, em 19 estados brasileiros o OSBarreiras foi o quarto observatório a ser criado na Bahia.

A rede de OSB já gerou uma economia de mais de 300 milhões aos cofres das cidades brasileiras a cada ano, dados maio/2016.