Observatório Social realizou a Semana Municipal da Cidadania em Barreiras (BA)
O Observatório Social do Brasil – Barreiras (BA) realizou no período de 13 a 17 de maio a Semana Municipal da Cidadania. O evento atende ao cumprimento da Lei Municipal 1.556, de 18 de abril de 2023, que instituiu a Semana Municipal da Cidadania.21/05/2024 17:32hs
O Observatório Social do Brasil – Barreiras (BA) realizou no período de 13 a 17 de maio a Semana Municipal da Cidadania. O evento atende ao cumprimento da Lei Municipal 1.556, de 18 de abril de 2023, que instituiu a Semana Municipal da Cidadania.
A Lei Municipal, que contou com participação do OBS, foi apresentada pelo vereador Dr. Sileno, aprovada por unanimidade e promulgada em 2023. A referida Lei destaca que anualmente fixa a terceira semana de maio para desenvolvimento de ações para conscientização da sociedade sobre temas relacionados à ética, à cidadania, ao controle social, à prevenção e ao combate à corrupção e deverá ser amplamente divulgada e passará a constar no Calendário Oficial do Município, no Calendário Escolar, nas atividades sociais e nos eventos municipais pertinentes.
Nada obstante, para esse ano de 2023 não houve ação por parte do legislativo e nem do executivo.
Assim sendo, o OSB realizou diversas atividades que contaram com apresentação do 3º Relatório Quadrimestral de 2023 em entidade privada, entrevistas na TV Oeste, entrevista no Programa Impacto com o radialista Marcelo Ferraz na Oeste FM 98,5 e entrevista com Cacio Rozendo no Programa Jogo Aberto 90,5 FM na Rádio Vale.
O ápice do evento e da semana ocorreu na sexta-feira, dia 17, no Centro Cultural de Barreiras Rivelino Silva de Carvalho, com proveitosa Palestra com a Drª Nisslane Magalhães, que discorreu sobre ética e cidadania, e a Drª Lilian Castro, que explanou sobre corrupção para os presentes e alunos da rede pública municipal.
O vice-presidente de Comunicação e Indicadores, Cornélio Filho, ressaltou “quanto à importância desse evento, pois existe na cultura popular que no Brasil as leis podem não “pegar”; ou seja, ninguém irá levar a sério”.
O OBS está atento e adotará as providências cabíveis para que no próximo ano a gestão pública do município possa cumprir fielmente o contido na referida lei.