PROJETO REECICLE

04 de setembro de 2020 19:27

O Instituto Caturama de Sustentabilidade (ICS) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem envolvimento político-partidário, fundada em agosto de 2012, no município de Barreiras (BA). Vem neste momento lançar o Projeto Recicle Óleo, que visa implantar a coleta seletiva do óleo de cozinha usado (óleo residual de fritura – ORF) na cidade. Para isso, pretende implantar um Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social, que compreenderá a realização de ações socioeducativas como campanhas para coleta de ORF, palestras, produção de vídeos ou folders, criação de um aplicativo de celular e de um site do projeto, bem como celebração de parcerias com setor público e privado para distribuição de pontos de coleta pela cidade e para apoio e viabilização do projeto. Pretende também montar uma unidade de processamento de ORF com infraestrutura adequada para recebimento e tratamento do óleo residual coletado. Após o tratamento, todo o ORF será enviado para indústrias que reaproveitam esse material na fabricação de sabão, biodiesel ou tintas.

Objetivo – O principal objetivo do projeto é implantar a coleta seletiva de ORF na cidade de Barreiras (BA), montando uma logística que permita recolher, tratar e destinar de forma ambientalmente adequada a maior quantidade possível de ORF, bem como garantindo a redução dos impactos ambientais negativos que esse resíduo gera no esgotamento sanitário e no meio ambiente, especialmente nos recursos hídricos, quando despejado em grande quantidade, literalmente, pelo ralo das cozinhas brasileiras.

Justificativa – O ORF é um resíduo que tem um grande potencial para reciclagem/reaproveitamento, pois pode servir de insumo na produção de sabão, biodiesel, tintas, dentre outros. Entretanto, ações de coleta, beneficiamento e reaproveitamento dele, mesmo com os exemplos de sucesso em algumas cidades, ainda acontecem de forma tímida no Brasil, sendo ainda grande a quantidade desse resíduo descartada indevidamente, principalmente junto ao esgoto doméstico. Estima-se que cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água, pois ao atingir os recursos hídricos, o ORF forma uma camada gordurosa na superfície que compromete a qualidade da água, podendo contribuir para a mortandade de peixes e outras formas de vida, bem como deixá-la imprópria para consumo humano e para irrigação agrícola.

ObservatórioSocial de Barreiras (BA)

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Av. Benedita Silveira, N° 156, sala 318, Centro, Barreiras – BA
CEP: 47800-130
Telefone: (77) 9 9920-2951
E-mail: barreiras@osbrasil.org.br