Observatórios contribuem para correta aplicação dos recursos públicos

02 de outubro de 2020 17:44

Presente em 144 cidades de 17 estados brasileiros, com apoio direto de 3.500 voluntários, a rede de Observatórios Sociais do Brasil (OSB) segue atuante em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. E esse importante trabalho, que conta com o apoio da ANABB na manutenção de 10 observatórios, se mostra ainda mais relevante neste período de pandemia e pré-eleições.

Atualmente, o apoio da ANABB vai para os observatórios de Barreiras, Campos Gerais Curitiba, Erechim, Pelotas, Santo Antônio de Jesus, São José do Rio Preto, Itabira, Bento Gonçalves e Campo Grande.


Na semana passada, o observatório de Campos Gerais (PR) teve importante iniciativa já de olho nas eleições 2020. O objetivo é implementar ações de educação e conscientização quanto às responsabilidades implicadas neste importante ato de exercício da cidadania que refletem diretamente no destino da comunidade.

Durante a pandemia, os observatórios também iniciaram o projeto Força Tarefa Cidadã, um movimento da sociedade civil e de órgãos oficiais que visa garantir que todos os recursos destinados para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 sejam corretamente aplicados.

O trabalho engloba um conjunto de ações de monitoramento dos portais de transparência, realizado por voluntários e técnicos que participam da rede OSB, com foco na disponibilização de informações e documentos relativos às despesas efetuadas pelos municípios e estados no enfrentamento à doença.

Um exemplo efetivo desse trabalho aconteceu com o Observatório de São José do Rio Preto (SP). Os voluntários solicitaram à prefeitura da cidade que fizesse a separação das informações no site, das aquisições de bens e contratações de serviços, efetuadas com a dispensa de licitação ao enfrentamento ao coronavírus. A solicitação, que seguia uma recomendação feita pelo Tribunal de Contas de São Paulo para todas as prefeituras, foi prontamente atendida.

Outra ação positiva aconteceu no Observatório Social de Erechim (RS). Atentos às questões relacionadas à pandemia, os voluntários encaminharam ofício para a prefeitura municipal de Erechim com sugestões de medidas a serem adotadas em decorrência da Covid-19, dentre elas a de mudar os pregões para que sejam eletrônicos e não presenciais. A prefeitura também respondeu de forma positiva ao pedido.

Fonte:
Agência ANABB

ObservatórioSocial de Barreiras (BA)

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Av. Benedita Silveira, N° 156, sala 318, Centro, Barreiras – BA
CEP: 47800-130
Telefone: (77) 9 9920-2951
E-mail: barreiras@osbrasil.org.br